sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Prefeitura e o trânsito laranjeirense!


Esquina da av. Campigotto com Barão do Rio Branco. Local escolhido para implantação de um dos semáforos.



Nossa cidade está longe de ser uma grande cidade, porém, em nosso trânsito urbano os problemas se multiplicam como se fossemos uma. E por quê isto acontece? De quem é a culpa? Qual o motivo de tudo isso acontecer em uma cidade do porte da nossa? Vamos pensar um pouco...

Com certeza não é a pequena frota de veículos que temos, que nos leva a ter estes problemas, porém, uma palavrinha tem muito a ver com o problema dos acidentes de trânsito e da péssima sinalização que temos: PLANEJAMENTO!

Para começar a responder o porquê de tudo isso, não é preciso pensar muito, basta lembrar os vários anos que passamos sem receber sequer um centavo de investimento em equipamentos urbanos para sinalização. Só a partir deste ponto já começamos a ver a pontinha de um grande iceberg que nos rodeia.

Em seguida, basta pensarmos que históricamente nossa cidade nunca teve um planejamento de fato. O Comutra, que deveria ser quem faz os estudos e elabora os levantamentos e projetos sobre o trânsito de nossa cidade parece ter mãos atadas, aliado a fraca importância dada por várias gestões de prefeitos pouco preocupados com o tráfego de veículos na cidade.

Até hoje, o nosso Comutra pouco aparece, não sei se por falta de recursos para fazer os estudos necessários, ou porque simplesmente não está cumprindo o seu dever dentro da cidade. Simplesmente este orgão aparece apenas para responder questionamentos feitos imprensa, e se não fosse isso, desculpe a ignorância, mas nem saberia que o mesmo existe. Podemos contar nos dedos quais as melhorias que o mesmo propôs e que deram certo até hoje, vide que aquela rotativa do Colégio Santana, por exemplo, foi muito pouco estudada, o que levou ao fracasso do projeto, e sua posterior retirada.

Vamos colocar um exemplo mais recente: os novos semáforos. Vejam que nossa rua campeã de acidentes não vai receber nenhum, enquanto isso uma esquina pouco movimentada, avenida Campigotto com a Rua Barão do Rio Branco receberá. Reparem que a esquina ácima desta, no crumento das avenidas Ivan Ferreira e Campigotto, é uma esquina muito mais movimentada e perigosa a esta de baixo onde será instalado o semáforo. Será que foi o Comutra que indicou este local? Será que tem alguma explicação para isso? Claro! A falta de planejamento! Onde a rua campeã em acidentes, e a principal porta de entrada de nossa cidade não recebem melhorias, enquanto que um cruzamento secundário recebe.

O que me deixa surpreso é que até hoje nenhum tipo de melhoria foi proposto para alterar nosso planejamento urbano, como um orgão nos moldes da CCTT de Cascavel, Urbs ou da Guaratrans. Não é preciso um contigente muito grande de funcionários, mas sim um orgão competente, com pessoas competentes, independente da Prefeitura, e com orçamento mensal fixado, para investir exclusivamente na melhoria do trânsito de nossa cidade, seja através de melhorias na sinalização, ou estudos para implantar semáforos, placas, redutores, etc.

Com um orgão de competência a frente de nosso trânsito, analisando e planejando, sempre atento ao futuro de nossa cidade, conseguiríamos melhores propostas de melhorias e também mais rapidez para responder aos problemas urbanos.

Volta a repetir que o modelo de atenção voltado para o trânsito de nossa cidade é pífio, assim como sempre foi. A partir de agora nossa cidade tem uma grande chance de crescer, e se não esse crescimento não for acompanhado pelas melhorias necessárias, nosso trânsito vai ficar ainda pior do que está.

Falta mudança no pensamento ultrapassado de nossos políticos. Hoje, os tempos são outros, e Laranjeiras precisa de um orgão que realmente trabalhe exclusivamente para fazer as melhorias no trânsito de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário