quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mão única no Centro pode ser solução para o trânsito!


Rua de Cascavel, com moldes parecidos do que poderiam ser as futuras ruas 15 de Novembro e Marechal Rondon.


Na Sessão da última segunda-feira, o vereador Valmir Viola voltou a mencionar um projeto polêmico que foi apresentado em 2009, porém não teve resultados.

O projeto em questão visa transformar as ruas 15 de Novembro e Marechal Rondon em sentido único, proporcionando assim mais conforto para a população ao trafegar pelas referidas ruas. Segundo o vereador, o pedido original foi feito pela ACILS, e visava além de melhorar o trânsito, proporcionar mais vagas de estacionamento, podendo até implantar o sistema de estacionamento diagonal. Isso poderia ser a solução para a falta de vagas para estacionar nestas ruas, o que hoje tem criado algum transtorno na cidade.

O vereador ainda destaca a importância do projeto, já que cidades vizinhas como Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu passaram pelas mesmas mudanças no passado. Lembro também, que em Rio Bonito do Iguaçu foi feito algo semelhante próximo á Prefeitura da cidade.

Viola ainda ressalta que este pedido foi feito pela ACILS no ano passado, e enviado ao COMUTRA, que até hoje não se manifestou sobre o pedido. O vereador ainda pede que o devido orgão faça os estudos necessários para melhorar o fluxo de veículos.

A primeira impressão que passa, é que seria um exagero transformar as referidas ruas em sentido único. Porém, se analisarmos o crescimento da frota e do movimento de pedestres nas ruas, e olhar atentamente a quantidade assustadora de acidentes que vem ocorrendo nos últimos meses na cidade, percebemos que uma mudança no sentido das ruas no Centro, seria sim, uma grande solução para vários problemas da cidade.

Vejamos algumas vantagens:
- Poderia ser feito estacionamento diagonal em ruas como a 15 de Novembro, o que aumentaria o número de vagas para estacionar, resolvendo assim um dos principais problemas da cidade hoje.
- Seria muito mais fácil atravessar estas ruas, pois o fluxo seria apenas em um sentido, e poderia ser controlado pelos semáforos.
- O número de semáforos não precisaria ser tão grande, pois como a rua seria de sentido único, um semáforo a cada duas esquinas (do jeito que temos hoje na rua 15) seria suficiente para, pelo menos por alguns instantes, interromper o fluxo de veículos, facilitando a travessia da rua.
- As faixas de pedestres, que poucos respeitam em nossa cidade, seria mais segura. Vemos que quando fecham os semáforos hoje, e os pedestres vão passar, muitos são pegos de surpresa por veículos que estão dobrando a esquina, o que é um perigo.
- Até mesmo o fluxo de pedestres seria mais seguro e mais rápido.

Claro que, apesar de todas estas vantagens, de nada adiantaria mudar as ruas de sentido, se não mudar a mentalidade de nossos governantes para que melhorem como um todo a sinalização.

E ainda lembro que o projeto também pode ter alguns pontos negativos, como problemas até a população se adequar as normas, além do perigo de alguém entrar na contramão nos primeiros dias. Além disso, a mão única pode criar transtornos na hora de fazer o retorno, que neste caso teria que "fazer a quadra" para retornar.

Pelo que consultamos em alguns lugares, e até mesmo nas páginas de internet de Laranjeiras do Sul, a população tem se mostrado favorável á este projeto. Levando em conta, que a própria Associação Comercial do município foi quem deu a idéia, entendemos que a mesma deva fortalecer e trazer mais conforto para os usuários do comércio em geral, além de mais segurança e agilidade no fluxo de veículos.

Acho que pela necessidade de nossa cidade em crescer, como o próprio vereador Valmir Viola citou, precisamos sim levar este projeto adiante. Precisamos de planejamento no setor de trânsito de nossa cidade, e com certeza este projeto pode ser o pontapé inicial para esse planejamento, representando assim, o final dos acidentes e das falhas de sinalização e manutenção que tem ocorrido em nosso município.


Fontes: http://www.cmls.pr.gov.br/?p=11415
http://www.jcorreiodopovo.com.br/noticias/?url=pm-comutra-e-detran-sugerem-como-melhorar-o-transito

5 comentários:

  1. Muito interessante! Seria uma saida para o crescimento da cidade. Mas tenho duvidas se nossa prefeitura teria a capacidade de fazer essa obra, vide a rua guarapuava que ficou uma bosta...

    ResponderExcluir
  2. Laranjeiras ñ tem uma frota de carros que necessite dessa melhoria. Talvez uma sinalização mais adquada e fiscalização por parte dos órgão responsáveis já resolvesse o problema. Afinal estamos longe de ser uma Cascavel ou uma Curitiba. Sinto lhe informar mas Laranjeiras ñ é uma Nova Iorque.

    ResponderExcluir
  3. A primeiro plano também me parece um pouco exagerado o projeto, já que concordo que falta mais sinalização e mais eficiência na fiscalização em nossas ruas. Laranjeiras não tem mesmo o fluxo tão intenso nessas ruas, porém de alguma forma teriamos que encontrar uma solução. Porém, uma das coisas, ao meu ver, que pesa a favor dessas ruas de mão única são os semáforos confusos que temos, principalmente na hora de convergir á esquerda, que algumas vezes atrapalha o transito.

    Não sou contrário as mudanças, desde que seja feito um planejamento, e elaboração de projetos para melhorar de fato nossas ruas, sejam de sentido único ou duplo, isso não importa, desde que seja bem feito tenho certeza que daria certo.

    Quanto ao fato de sermos uma cidade pequena não quer dizer muita coisa, pois vemos exemplos como Palotina, que é menor e tem as ruas com organização de mão única, e que por sinal funcionam muito bem lá. O que falta realmente é o planejamento por parte da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. Creio que a mão única não é a solução. Até porque as ruas centrais da nossa cidade são bem largas...ao contrario por exemplo de Guarapuava, uma cidade mais antiga onde as ruas são bem estreitas...pois quando feitas não se pensava em um grande fluxo de veículos.
    O que precisa é uma melhor sinalização em nossas ruas, e principalmente maior atenção pelos motoristas...já que a maioria dos acidentes são causados pela imprudência no trânsito.

    ResponderExcluir
  5. Creio que se a sinalização fosse adequada...as vias de mão única seriam dispensáveis...uma vez que as ruas em questão são de boa largura e suportam um fluxo grande de veículos.

    ResponderExcluir