domingo, 17 de outubro de 2010

Recuperação de estradas rurais, e as "obras de propaganda"!

A prefeitura costuma anunciar em seu site algumas obras que faz nas estradas rurais pelo município. Geralmente são mostradas obras de recuperação e adequação de estradas em alguns pontos de nossa cidade.

Porém, pelo que vimos nesta última semana, essas obras não estão tendo a qualidade esperada. Um exemplo disso é a estrada que desce para o rio Anteiro, que passou por melhorias neste ano mesmo. Misteriosamente a estrada só é arrumada "até certo ponto". E a partir deste, a estrada é a mesma de anos atrás. Para um governo que pregava em sua campanha que não teríamos "porteira à fora e porteira à dentro", parece-me ser meio contraditórias essas ações.

Já no Passo Liso, moradores tem apontado que as obras feitas são apenas ilusórias, e que não acrescentam quase nada para a população. Alguns chegam até a dizer que as obras feitas são apenas para enganar, e finjir que estão fazendo alguma coisa. E de fato ao transitar pelas estradas da localidade, percebe-se que depois das ultimas chuvas boa parte dessas melhorias "sumiram".

Pois bem, não entendo qual seria o benefício da Prefeitura em fazer obras dessa qualidade medíocre no interior. Talvez falte uma cobrança e fiscalização maior por parte da Prefeitura em cima destas obras. Mas o fato é que mesmo que a qualidade da obra não seja a desejada pela Prefeitura, a fiscalização é de responsabilidade da mesma. Logo, devemos cobrar de nosso prefeito que essas melhorias sejam melhores exucutadas, e indagar qual o motivo dessa qualidade tão ruim das mesmas.

Quanto à situação de várias outras estradas do município, o mesmo comentário se repete. Obras paliativas, que não trazem benefícios à longo prazo para a população, e que de fato, servem apenas para aparecer em propagandas, e dizer ao cidadão: "olha, a Prefeitura está fazendo algo!"

Enquanto a mentalidade das "obras de propagandas" (aquelas que são bonitas na foto, mas tem pouca utilidade prática) reinar em nossa cidade continuaremos a sofrer com a má qualidade das mesmas. E o pior, quem promove este tipo de obra "paliativa" continuará levando vantagem. Temos que mudar isso, mostrar que queremos obras de qualidade, pois só assim nossa cidade sguirá em direção ao progresso verdadeiro.

Um comentário: