quarta-feira, 21 de julho de 2010

Prefeitura e o vandalismo!


Iluminação Pública ainda está devendo muito em nossa cidade, mesmo com o vandalismo.

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul divulgou ontem uma notícia mostrando o quanto o vandalismo afeta a iluminação pública da cidade. Confira parte da matéria:

"A prefeitura de Laranjeiras do Sul tem investido anualmente R$ 120 mil para a reposição de materiais e conserto de estragos causados no sistema de iluminação pública da cidade. Somente com a depredação de luminárias são gastos R$ 20 mil por ano – o dinheiro é utilizado para reparar danos causados por vândalos.

De acordo com a Secretaria de Urbanismo, em média, 20 pedidos são atendidos diariamente, num trabalho feito de forma ininterrupta nos turnos da manhã, tarde e noite. Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti, os loteamentos João Fernandes, Paz Nascente e São Miguel são os que registram o maior número de ocorrência de vandalismo."

Fonte: http://www.laranjeirasdosul.pr.gov.br/exibeNoticia.php?cod=3298

Conforme os dados acima, podemos entender o número assustador do vandalismo em nossa cidade, que parece não ter fim. Além da iluminação pública, os vândalos atacam outros equipamentos como bancos, mesas, e até mesmo a sinalização da cidade.

Concordo que o vandalismo tem causado muitos problemas na cidade, porém a maior parte da péssima iluminação vem da incapacidade da Prefeitura de repor as luminárias em nossa cidade. E não é de hoje, Laranjeiras está muito atrás de cidades vizinhas no quesito iluminação há vários anos.

Quanto aos pedidos atendidos diariamente pela Prefeitura, que segundo o secretário Tilim é mais de 20 por dia, acredito então que a lista está enorme, pois uma parte da iluminação da avenida Campigotto já está com uns 3 ou 4 postes em sequência apagados, há mais de 1 semana, e até agora não tivemos a resolução do problema.

E o pior, não entendo como todo este esforço da Prefeitura para repor as luminárias não muda praticamente nada em nossa cidade. Os locais com péssima iluminação continuam assim, vide qualquer bairro de nossa cidade. Caminhar por ruas do Bairro Água Verde, Cristo Rei, Palmeiras, Vila Jardim á noite é quase uma missão impossível.

E mesmo no Centro, quem é capaz de enxergar um palmo à frente do nariz na rua 7 de Setembro? É impossível.

Não sei se a forma de trabalho, ou a quantidade de trabalho de nossa Prefeitura está muito aquém do que necessário, mas o fato é que a nossa iluminação está parada no tempo há décadas. E o vandalismo pouco interferiu nisso.

Ainda aguardo pelo dia que finalemente percebam que nossa cidade não é zona rural, e finalmente começem a iluminar nossas ruas, para que possamos se sentir seguros ao sair á noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário