segunda-feira, 5 de julho de 2010

Acidentes do final de semana comprovam fragilidade de nosso planejamento urbano!

Este último final de semana em Laranjeiras do Sul acabou marcado pela gravidade e quantidade de acidentes de trânsito em nossa cidade.

No sábado, próximo do meio dia, um Uno vinha descendo a Av. Ivan F. do Amaral sentido centro, quando perdeu o controle do veículo, atravessou a avenida e bateu num poste, no lado contrario. O impacto foi tão violento que o poste partiu-se ao meio. Segundo alguns locais, o acidente teria acontecido depois que o motorista perdeu o controle na lombada recém implantando no local. Por conta do acidente, boa parte da cidade ficou sem luz por cerca de meia hora.

Ainda na noite/madrugada de sábado para domingo, dois veículos acabaram se batendo, de forma leve, na Rua 15 de Novembro ao lado da Praça da República, sem maior gravidade.

Ontem, na avenida Dr. Carmosino V. Branco, um Gol, que vinha em alta velocidade por boa parte da cidade, acabou encontrando uma panela de buracos e vindo a capotar violentamente, arrancando algumas árvores do local, e ferindo gravemente um dos ocupantes. Para maiores informações sobre o acidente veja: http://unidosporlaranjeiras.blogspot.com/2010/07/acidente-impressionante-em-laranjeiras.html

E na noite de ontem ainda, numa das esquinas mais "esquisitas" de Laranjeiras do Sul, entre a Rua Diogo Pinto e a Ezídio Bozza, 2 automóveis e 1 moto, acabaram se envolvendo em outro grave acidente. Segundo informações da população que estava no local, o veículo Gol vinha na preferencial, quando a moto entrou repentinamente em sua frente. O mesmo tentou desviar da moto, mas sem conseguir, acabou batendo também em outro veículo que estava estacionado. Os dois ocupantes da moto, ficaram feridos, sendo que um deles teve que seguir direto para Guarapuava.

Boa parte destes acidentes ocorreram por descuido, e irresponsabilidade no trânsito de nossa cidade. Para mudar este quadro, acho que já está na hora de criar um orgão que "verdadeira" e exclusivamente, se dedique a fazer e planejar as medidas necessárias para melhorar o trânsito de nossa cidade.

Veja por exemplo, a esquina da Rua Ezídio Bozza com a Diogo Pinto há muito tempo estampa que iria cedo ou tarde, acontecer algo de mais grave. A sinalização do local é muito ruim, e a rua no final se alarga, dificultando a visualização das placas. Quantas vezes carros cortam aquela preferencial, e isso se estende por vários e vários anos, porém sem qualquer tipo de melhoria por parte de nossa Prefeitura, ou de nossos Vereadores.

O orgão que cordena o trânsito de nossa cidade (COMUTRA) está preso à vontade de nossos governantes, além de não ter recursos para as melhorias devidas. Segundo o próprio presidente do COMUTRA, Neilor Southier, precisamos urgente de melhorias em nossa malha urbana, principalmente na sinalização e fiscalização.

Claro que é impossível por parte de nossos fiscalizadores localizar todos os veículos que possam causar problemas em nossa cidade. Porém, com um aumento na fiscalização, a volta daquelas "blitz", principalmente nos finais de semana, poderíamos tirar do trânsito várias pessoas que não estão em condição de dirigir. Poderíamos por exemplo ter evitado aquele capotamento no Bairro Cristo Rei com melhor fiscalização.

Além dessas medidas, um melhor planejamento no Centro de nossa cidade, com um estudo identificando os pontos que mais precisam de melhorias, seria de extrema importância. Veja que, os semáforos prometidos por nossa administração para o ano passado, ainda não chegaram. Pelo menos lombadas em partes estratégicas poderiam ser colocadas, e por fim evitariam a alta velocidade dos veículos e acidentes.

Segundo a mídia local, os semáforos prometidos ano passado, serão instalados em breve, porém se a promessa fosse cumprida, e eles tivessem sido instalados ano passado, poderíamos ter evitado vários destes acidentes. E mais, na relação dos locais onde serão instalados os próximos semáforos, fica claro a falta de planejamento e de estudos sobre onde colocar esses semáforos.

Por fim, creio que a única solução seja de fato criar um orgão com autonomia, e verba própria mensal, que se dedique exclusivamente a fazer melhorias e estudos em nosso trânsito. Com certeza passaríamos à frente desta burocracia, falta de planejamento e de conhecimento de nossas autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário