quarta-feira, 17 de março de 2010

Ruas largas em Laranjeiras?

O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti (Tilim), aponta como um dos obstáculos de Laranjeiras para por um fim nos buracos a largura das ruas em Laranjeiras, confiram trecho da reportagem de Tilim com o Jornal Correio do Povo:

Tilim comentou que nas ruas que estão com ‘buracos mais antigos’, será realizada operação tapa-buraco. “Isso vai ser feito durante o ano inteiro, até ser zerado” disse.
Tilim lembrou ainda que Laranjeiras do Sul tem um problema de ruas muito largas. “Algumas ruas medem 12,13, algumas chegam a medir 15 metros, diferente das outras cidades que tem ruas de 7 metros de largura. Isso encarece e dificulta o trabalho”.

Fonte: http://www.jcorreiodopovo.com.br/noticias/?url=prefeitura-recupera-ruas-de-laranjeiras-do-sul

Na pratica, ao contrario do que afirma o secretário, vemos que nossas ruas, se comparadas a de outras cidades como Cascavel, Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu entre outras, não apresentam diferenças significativas, aliás são em geral menores ou iguais às dessas cidades. Para entender melhor a discussão, as ruas do Centro, como a 15 de Novembro, e a 7 de Setembro, podem ser consideradas normais, pois permitem uma espaço para estacionamento paralelo ás faixas de rodagem, além de permitir sentido duplo em quase todas elas. Porém, ao contrario do que afirma o secretário, [b] a maioria das ruas de Laranjeiras são estreitas ou normais [/b], vide algumas ruas do Centro, como as ruas Tiradentes, Paraná, Duque de Caxias, José Bonifácio, Olavo Bilac, e trechos das ruas 14 de julho, vereador José A. de Oliveira, gen. Espírito Santo, Souza Naves, entre outros. Essas ruas apresentam cerca de 8m de largura, posteriormente, caso Laranjeiras cresça ou o movimento da rua aumente, terão de ser remodeladas, como por exemplo, foi a própria José Bonifácio, que foi citada a cima, por conta de ser muito estreita para permitir mão dupla. A rua José Bonifácio, teve de ser transformada em sentido único no trecho entre as ruas Mal. C. Rondon e a 7 de Setembro por motivo do Campus Provisório da Unicentro.

Nas fotos abaixo estão provas de que a desculpa usada pelo Secretário não tem fundamento algum. Ruas trafegáveis devem ter no mínimo 8m de largura. [b] Mas abram os olhos, algumas ruas de nossa cidade como por exemplo as ruas Otaviano Amaral, Rio Grande do Sul, Santa Catarina que foram recém construídas apresentam menos de 7m de largura: OU SEJA, SE ESTIVER 1 CARRO ESTACIONADO, NÃO PASSAM DOIS CARROS ANDANDO EM SENTIDOS OPOSTOS NA VIA!! [/b]. Para a nossa equipe isso representa ruas mais do que estreitas, ruas que apresentarão problemas o futuro caso se desenvolvam comercialmente.

O secretario ainda falou que outras cidades apresentam ruas de 7m de largura, pois eu agradeço que minha cidade não possui ruas assim, pois ruas de 7m mal cabem 3 carros. Prefiro as ruas de tamanho certo que Laranjeiras possui.

[b]Só para questão de comparação enquanto o secretário reclama de Laranjeiras ter ruas ‘muito largas de 12m, a av. Brasil em Cascavel tem ‘apenas 60m, e a av deputado Ivan F. do Amaral em Guaraniaçu tem apenas 40m. [/b].

[b] O que me falta é começarem a diminuir o tamanho das ruas, ou calçarem a rua com largura reduzida como a R. Otaviano Amaral que parece um mosaico, vai diminuindo a largura ao se afastar do centro, ela simplesmente ao chegar no Monte Castelo é reuzida à METADE DO TAMANHO!!!! [/b] Lembrando que a rua em questão foi construída e mal planejada na parte mais estreita na gestão do ex-prefeito Justi. Uma pena uma via que poderia ser tão importante no deslocamento de pessoas da região do Caic para o Centro ter sido tão mal planejada, tendo menos de 7m de largura. Talvez esse perfil de rua seja o que deseja o Sr. Tilim, uma que mal passem 2 carros ao mesmo tempo. Veja com seus próprios olhos a foto abaixo:

rua Otaviano Amaral, reparem que ela termina com metade da largura que começou.


Então, depois dos fatos apresentados, será que realmente as ruas de Laranjeiras são ‘largas’ a ponto de causarem todo esse estardalhaço, ou a mentalidade das lideranças locais que é muito pequena. Se fosse assim tão grandes as ruas os outros prefeitos também usariam o mesmo discurso como desculpa.

Então fica a dica: um bom governante acha soluções, e não problemas (principalmente onde não há)!

fotos de ruas de Laranjeiras para comparção
Adicionar imagemRua 15 de Novembro em Laranjeiras do Sul: 11m, rua de largura normal

Rua Otaviano Amaral: 5,5m!!!! Rua estreitíssima, esse é o novo perfil de ruas da cidade!


Rua Marechal Cândido Rondon: 11,5m rua de largura normal


Rua 14 de Julho: 8m, rua considerada entre estreita e normal

Ruas do Centro de outras cidades:


Rua Paraná em Cascavel: 12m rua de largura normal


Rua Ibiporã em Pato Branco: 11,5m rua de largura normal


rua Rio Grande do Sul em Nova Laranjeiras: 8m, rua considerada estreita a normal


R. 15 de Novembro: 13m, rua de largura normal


Rua Pe. Chagas em Guarapuava: 8,5m, rua considerada entre estreita e normal


av. 15 de Novembro: 21m, rua considerada larga


Av. Brasil em Cascavel: 50m, rua considerada larga


av. Tupy em Pato Branco: 14,5m rua considerada normal à larga.


Rua Marachal Floriano Peixoto em Guarapuava: rua considerada estreita com 8m.



postada por: Unidos por Laranjeiras A

Nenhum comentário:

Postar um comentário