sexta-feira, 26 de março de 2010

Imprensa laranjeirense e seu cabresto!

Qual o papel da imprensa em nossa cidade?

Bom, começo este artigo com a indagação acima, pois não entendo como alguns desses informadores do povo agem em nossa cidade. Para melhor ilustrar cito o seguinte trecho da Declaração de Chapultepec, que é nada mais que a carta dos príncipios dessa tão renomada ferramenta da sociedade, logo o Primeiro Princípio:

Princípio 1: Não há pessoas nem sociedade livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício desta não é uma concessão das autoridades; é um direito inalienável do povo.

Lembro que a referida Declaração teve compromisso renovado com o presidente Lula em 2006, ou seja nosso presidente, representando nosso país, assim como boa parte do mundo usa essa Declaração como base dos princípios.

Porém o direito do povo, é o direito de ser informado, e em nossa cidade que possui pelo menos 6 veículos de imprensa entre rádios e jornais isso não vem acontecendo de forma clara. Para elucidar os fatos cito outro trecho da referida Declaração:

Princípio 9: A credibilidade da imprensa está ligada ao compromisso com a verdade, à busca de precisão, imparcialidade e equidade e à clara diferenciação entre as mensagens jornalísticas e as comerciais. A conquista destes fins e a observância destes valores éticos e profissionais não devem ser impostos. São responsabilidades exclusivas dos jornalistas e dos meios de comunicação. Em uma sociedade livre, a opinião pública premia ou castiga.


Pois bem, vejam que um dos princípios que regem a atividade da Imprensa é a imparcialidade, o compromisso com a verdade, e infelizmente são poucas as instituições de Laranjeiras do Sul que seguem esses critérios.

Boa parte de nossa imprensa simplesmente seleciona algumas notícias, passando por cima de seus valores éticos e profissionais. Vejamos exemplos como a Manifestação dos Moradores do Bairro Cristo Rei neste final de semana, que obviamente é uma notícia de cunho importante pois essas ruas ligam o Bairro Cristo Rei, o BNH e várias propriedades rurais ao Centro de nossa cidade. Porém em nossa cidade boa parte da imprensa, sequer relataram tal fato, agindo de maneira covarde e contra seus próprios principios de ética.

Bom, se o exemplo acima não bastasse, algo pior ainda foi ignorado. A prestação de contas referentes à 2005 foi aprovada em 1ª discussão na Câmara Municipal, mesmo cosntatadas irregularidades, porém outra vez boa parte da imprensa simplesmente sequer informou isso à população. Conto poucas pessoas que divulgaram isso na mídia laranjeirense em geral, pois grande parte dos veículos simplesmente acovardou-se diante dos fatos.

Se a imparcialidade, o compromisso com a verdade não existem em nossa cidade, voltamos ao tempo do cabresto, dos coronéis e acima de tudo perde-se o direito à liberdade.

Queremos uma Imprensa séria, compromissada com a verdade em nossa cidade! Não uma imprensa que seja apenas porta-voz de alguns orgãos públicos, que nem sequer tem o trabalho de mudar o texto retirado destes. Infelizmente por nossa cidade ser pequena e fraca politicamente ainda temos que conviver com a falta de uma opnião crítica mais elaborada, porém há momentos em que na falta desta temos que desabafar por meio de veículos pouco influentes como esse.

E como é de costume desse blog a frase "contra fatos não existem argumentos" segue alguns links abaixo com as notícias que usei como exemplo aqui. E lembre-se: se o veículo de informação local que você acompanha sequer informou uma dessas notícias fique atento, ele pode ser um de nossos veículos de cabresto!

Links dos exemplos:
- Site da Câmara Municipal com vereador Viola comentando a manifestação no Bairro Cristo Rei:
http://cmls.pr.gov.br/noticias/vereador-apresenta-projeto-que-visa-beneficiar-alunos-do-ensino-fundamental/

- Arquivo do blog com informações da Prestação de Contas de 2005:
http://unidosporlaranjeiras.blogspot.com/2010/03/atencao-professores-irregularidades-no.html

E antes de encerrar o tópico deixo meu parabéns aos poucos jornalistas e informadores do povo em geral que realmente informam de maneira imparcial e séria a nossa população!

Postado por Unidos por Laranjeiras Blogueiro B

4 comentários:

  1. cara, eh bem isso que acontece aki mesmo, chega a dar um desanimo ler os jornais, sao todas noticias mal elaboradas sem pesquisa, parecem que montam o jornal todo de uma hora pra outra, as pressas, um amadorismo completo.

    ResponderExcluir
  2. pensei que só eu que via isso, realmente o que falta aqui em lds é opção e concorrencia, a imprensa daqui é muito fraca.

    ResponderExcluir
  3. o pior foi aquela mala chamada LINO, fez aniversario, ganhou uma pagina inteira no jornal.

    Na semana seguinte foi PRESO e a unica coisa q tinha no jornal era uma noticia sobre a nova delegada. Bem pequena, e lá tinha uma frase dizendo q o prefeito havia sido preso.

    UMA FRASE!

    ResponderExcluir
  4. amanha sai o resultado do concurso p/ professor da zona rural, e eu ja sei os 4 primeiros lugares; adelaide schimits, ronise correa, elizete trento e aquines palhano, querem apostar? sera coincidencia serem todas filiadas no pt e terem trabalhado de graça na campanha politica p/ o atual secretario de educaçao de laranjeiras. amanha confiram e façam alguma coisa, eu nao tenho esse poder mas vcs tem. Nao e justo .

    ResponderExcluir