quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Imagens que ilustram o "desplanejamento" do trânsito em Laranjeiras do Sul!


Situação na esquina dos Correios. A fila começa em uma esquina...

...e termina na outra. Tudo graças à atenção "constante" dada pela Prefeitura Municipal ao trânsito da cidade.


"Engarrafemento" em uma cidade de 30 mil habitantes é possível? Em Laranjeiras é...


Laranjeiras do Sul, é bom trafegar aqui!


Recebemos algumas fotos durante esta semana, através do e-mail laranjeiraslimpa@yahoo.com.br, ilustrando a situção inacreditável em que se encontra o trânsito de nossa cidade.

Segundo o leitor que enviou as fotos, filas como as das imagens acima são comuns nessa esquina, o que atrapalha muito o deslocamento no local, e favorecem os inúmeros acidentes. A esquina mostrada ácima fica na rua Marechal Rondon, esquina com Cel. Guilherme de Paula, uma das campeãs históricas de acidentes em nossa cidade. Só neste ano já foram 3 acidentes no local.

A situação ficou tão critica que algumas vezes não se pode acessar a referida rua, pois não cabem mais carros. Ou seja, é uma quadra de fila por causa de 1 esquina. E o problema não para por aí, como os carros que vem pela Guilherme de Paula não podem bloquear o trânsito na esquina com a 15 de Novembro, acaba se formando uma fila nesta também.

Isso tudo sem contar o risco para os pedestres que passam pelo local, o risco para atravessar a rua, e a encomodação de ter "engarrafamento" em uma cidade de 30 mil habitantes. E para complicar a situação, não é só nesta esquina que isto acontece. Todos sabemos a situação de esquinas como Marechal Rondon com Félix Fleury, 14 de Julho com Marechal Rondon, Av. Santos Dumont com Guilherme de Paula, entre outras. A situação de todas estas esquinas são lamentáveis, e não basta ter um péssimo planejamento urbano para que isso aconteça, tem que ter uma má vontade, e falta de responsabilidade de nossa Prefeitura para com a situação de nossas ruas.

Os semáforos que deveriam ter sido instalados ano passado já são uma ajuda. Mas só isto não basta. Tem que fazer estudos, colocar mais sinalização nos pontos que precisam, e trabalhar para que tudo que está acontecendo agora fique no passado.

Novamente quero parabénlizar nossa Prefeitura pelo grande "PRANEJAMENTO URBANO" que vem fazendo. Por que não é fácil fazer uma cidade de apenas 30 mil habitantes ter "engarrafamento", só mesmo uma administração muito, mas muito ruim pra permitir que algo assim aconteça.

3 comentários:

  1. tudo isso é o retrato de nossa prefeitura, que tem uma mentalidade arcaica, enquanto nosso prefeito brinca de se gabar no radio nossas ruas estão caindo aos pedaços

    ResponderExcluir
  2. Isso demostra a necessidade de se contratar profissionais competentes para determinados cargos da prefeitura como na área de planejamento urbano. E não utilizar os velhos (e despreparados) cabos eleitorias que financiam as campanhas dos candidatos a prefeitura de Laranjeiras. Para finalizar gostaria de citar alguns profissionais que poderiam ser contratados para resolver esse problema: Geógrafo urbano, arquiteto especialista em urbanismo, ou engenheiro civil com especialização em arquitetura. Caso as autoridades não tenham conhecimento as Universidades do Paraná todo o ano formam esses profissionais, inclusive moradores de Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, o que temos aqui é o pensamento do tempo dos coronéis. Ao invés de buscar os profissionais especializados para formar o setor de Viação e Obras da Prefeitura, temos os velhos cabos eleitorais mamando nas tetas da prefeitura. O mais engraçado é que muda de lado o poder, mas as figurinhas continuam as mesmas. Concursos públicos aqui? Só aqueles em que os cabos eleitorais passam, vide aquele da secretaria de educação.

    ResponderExcluir