quarta-feira, 7 de abril de 2010

Iluminação Pública


foto ilustrativa da Rua 14 de Julho no Centro, escuridão total!

Basta andar por Laranjeiras do Sul á noite, que qualquer um percebe grandes falhas na iluminação pública; seja por falta de manutenção, má estrutura, obras com iluminação instaladas pela metade, depredação, e outros mais variados motivos possíveis. Infelizmente a consciência de nossa cidade é a de algo medieval. Talvez, nem na época das lamparinas à vapor a iluminação não era tão ruim como a nossa.

Comparando nossa cidades a outras como maiores como Cascavel, Maringá, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava nossa cidade leva um "vareio" no quesito iluminação pública. Se compararmos com cidades do mesmo porte, como Irati, Quedas do Iguaçu, Prudentópolis, Palotina e Marechal Cândido Rondon levamos outro "vareio". E o pior, se considerarmos cidades menores da própria região, como Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond, Cantagalo levamos outro "vareio" fenômenau, incrível, mas nossa cidade deve ter uma das piores iluminações públicas do Paraná, se não a pior!

Algumas ruas de nossa cidade já estão há mais de 20 anos na mesma situação (sim, 20 anos!!). Porém, alguns anos atrás a taxa de Iluminação Pública, voltou a ser cobrada, sem necessariamente trazer benefícios á população. Abaixo vão alguns pontos críticos da iluminação pública na cidade:

- Praça do Cristo: após uma Re...vitalização que trouxe poucos benefícios, muita chacota e levou parte de nosso dinheiro, a Prefeitura deixou de iluminar o local (talvez tentando esconder a grande ‘caca’ que fez). Porém há alguns dias atrás um de nossos vereadores acabou lembrando da praça, pois fazia apenas uns 3 anos que ela estava sem iluminação, e pediu a reposição da iluminação. Vamos ver o que acontecerá no próximos dias.

Praça do Cristo à noite.

-Avenida Santos Dumont: Infelizmente a nossa maior avenida, com mais de 7km alterna trechos de boa iluminação (entre rua Exp. João Maria e Souza Naves), trechos com iluminação ruim ( entre rua Exp. João Maria e av. José Campigotto; e entre as ruas Souza Naves e Nogueira do Amaral), trechos de iluminação péssima (boa parte do bairro Água Verde; e boa parte do Bairro Sâo Francisco e Monte Castelo); e trechos de iluminção inexistente ( Inicio na BR 158; depois do Bairro Monte Castelo; e no fim entre a Lactopar e o trevo da 277)

note que o trecho da avenida sequer apresenta postes de iluminação


-Rua 7 de Setembro: em alguns lugares simplesmente tem que adivinhar onde está o chão! Principalmente a partir da rua Capitão Félix Fleuryt sentido Água Verde e á partir da Rodoviária em direção à região do CAIC

Rua 7 de Setembro: se você deixar algo cair no chão á noite pode esquecer, mal se enxerga o chão em pleno centro de Laranjeiras

-Avenida Álvaro Natel de Camargo: Talvez a pior iluminção de Laranjeiras, simplesmente na mentalidade do Sr. Engenheiro ou sei lá quem que a fez, não precisamos de iluminação dois dois lados, apenas de 1 já basta. A avenida tem uma iluminação alternada ente um lado e outro, talvez para estimular o pedestre a atravessá-la consecutivamente para poder enxergar o chão. É simplesmente cômico olhar a avenida à noite, quando tem luz de um lado não tem do outro, talvez seja uma das coisas mais ridículas da cidade. Até hoje nunca vi uma avenida em algum outro lugar do mundo com uma iluminação tão ridícula, EXCLUSIVIDADE DE LARANJEIRAS.

note que a disposição das luminária é alternado, pois na consciência de nossos ultimos administradores não precisamos de iluminação dos dois lados da avenida.


Av. Alvaro N. de Camargo, iluminação apenas de alternada entre um lado e outro em pleno Centro da cidade, uma vergonhosa "iluminação" que segue a gerações sem solução.


- Avenida Dr. Carmosino Vieira Branco: á exemplo de outras avenidas da cidade só tem iluminação de um lado, por que no outro não precisa!

- Rua Duque de Caxias: em toda a sua extensão é mal iluminada, salvo algumas exceções, mas nas proximidades da serraria próxima ao Operário ela se supera. A distância entre os postes chega a mais de 50m, isso mesmo 50m entre dois postes, em perímetro urbano.

Quase 100m entre o primeiro e o segundo poste, segue sem solução.


-Rua 15 de Novembro: á partir da rua Espírito Santo em direção ao Bairro Água Verde tem iluminção precária; e na parte onde a prefeitura fez uma propaganda enrome que abriu a rua, nem sequer postes tem, são 300 metros de puro mato e escuridão, e dessa parte em diante sentido Monte Castelo a iluminação continua ridícula.

-Rua Otaviano Amaral: Rua típica da cidade = iluminação péssima!

-Av. Teixeira Soares: Situação da maioria da iluminação das avenidas de nossa cidade = luzes só de um lado, luzes que iluminam muito mal, vários postes sem reposição das lâmpadas, trechos sem iluminação.

alto da avenida mostrando postes sem iluminação!

Alto da av. Teixeira Soares sem poste algum, escuridão total.

Av. Teixeira Soares, notem a escuridão nesse ponto da avenida que não tem nenhuma lâmpada, ao fundo vemos uns 3 ou 4 postes com lâmpadas só de 1 lado.

-Saída para Porto Barreiro: arrumam nos tempos do Agroshow, mesmo assim é incrível como ela continua ruim. Fora do período de Agroshow fica como as outras ruas da cidade: sem reposição e esquecida.

- Ruas do Bairro São Francisco e Monte Castelo (geral): pésssima iluminação!

Ruas do bairro São Francisco

Bairro São Francisco nas proximidades da Camilas!


-Ruas do Bairro Cristo Rei: péssima iluminação (salvo algumas exceções)

-Ruas do Bairro Água Verde: Idem aos outros

-Ruas do BNH: idem

-Ruas do Gauchão: iluminação péssima para variar!

-Ruas do Jaboticabal: Na média dos outros Bairros, ou seja péssima!

-Ruas do Nossa Senhora Aparecida: pra variar, iluminação péssima!

- Ruas do Bairro Palmeiras: privilegiadas as ruas que tem luz nesse bairro, pois boa parte delas não tem sequer uma lâmpada acessa!

- Ruas nas proximidades da UFFS: uma das maiores vergonhas de nossa cidade, falta de infraestrutura enorme, não tem sequer 1 poste nas ruas, um perigo para os estudantes do período noturno da referida Universidade.

Proximidades da UFFS, para enxergar a placa só com flash fotográfico!


Bom, esse foi um relato de como se encontra a iluminção pública de nossa cidade. Se formos levar em conta o que pagamos de Iluminação Pública, a nossas ruas teriam sim por OBRIGAÇÃO estar muito bem iluminadas, infelizmente a única coisa que funciona bem em nossa cidade é a cobrança de taxas e impostos.

Iluminação Publica de Laranjeiras do Sul -> RIDICULA!


E para aqueles que acham que esta tudo bem com essa "m..." de iluminação pública que temos, serve de exemplo o acidente que tivemos no período do Agroshow, no dia 14/03 na rua 7 de Setembro esquina com Nogueira do Amaral. Quem estava passando pela região (eu mesmo estava passando pelo local) na hora do acidente se assustou com o acidente envolvendo 2 caminhonetes Hilux, e umas das causas do acidente apontada pelo próprio condutor foi a péssima iluminação, segue trecho do condutor de uma das caminhonetes:

"Eu não consegui visualizar a placa que sinaliza a preferencial e a chuva também dificultou um pouco a visualização”

fonte: http://www.jcorreiodopovo.com.br/noticias/?url=colisao-destroi-hilux

Nenhum comentário:

Postar um comentário