sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Praça dos Maloqueiros!

A prefeitura de Laranjeiras do Sul lançou um projeto de revitalização de um dos maiores pontos turísticos de nossa cidade, a Praça do Cristo. Um projeto que parecia vir a ser a solução á aquela solução de abandono por qual a praça passava. Porém após enorme período de espera podemos perceber que da REVITALIZAÇÃO, apenas o RE foi feito: REmendos, REpinturas, REabandono; esperamos agora que esperamos que algum dia a parte da VITALIZAÇÃO venha!Acompanhemos parte da noticia do site PARANACIDADE:

De acordo com o secretário Forte Netto, a revitalização das praças Nogueira do Amaral e Governador Garcez do Nascimento (Praça do Cristo) e a construção de quadras esportivas na Praça do Parque Aquático estão com mais de 90% das obras concluídas. “Estamos apenas aguardando a verificação dos documentos relativos ao pedido de prorrogação do prazo de finalização dos trabalhos para realizar a última medição e entregar as benfeitorias”, destaca.
Para a revitalização das praças, a prefeitura investiu R$ 400 mil em recursos integralmente financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), administrado pela Sedu/ Paranacidade tendo a Agência de Fomento do Paraná (AFPR) como agente financeiro. “Desde a fundação do município, há 61 anos, estas áreas não recebiam melhorias e a população não tinha como utilizar os equipamentos. Agora elas são o orgulho da população”, conta o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.
Na Praça do Cristo, os serviços incluíram a construção de paredes e a colocação de painéis, forros, pisos, degraus, rodapés, soleiras, peitoris, calçadas e tubulação hidráulica, bem como pintura e paisagismo. Na Praça Nogueira do Amaral, os trabalhos também compreenderam a instalação de vidros, espelhos e equipamentos de prevenção de incêndio e o levantamento de muros.
Fonte: http://www.paranacidade.org.br/modules/news/article.php?storyid=338

Porém engana-se quem pensava que essa praça seria “revitalizada” para o povo de Laranjeiras. A obra na verdade até hoje ‘revitalizou’ apenas os maloqueiros da região, que além de ganharem mesas para repousarem durante a noite, ganharam também da Prefeitura uma praça [b] TOTALMENTE ESCURA [/b], ideal para atormentar a vida das pessoas que passam a noite pela referida praça.

Bom, esclarecendo o que foi a “revitalização” da praça:
- Corte de grande parte das árvores que forneciam sombra a praça, obrigando um grupo de pessoas que costuma passar as tardes na praça a se agruparem num único banco, ali atrás do Xadrez Humano, onde termina a rua Tiradentes, o único local que ainda tem sombra na praça. Além de tirar aquela sombrinha sossegada de outras pessoas que por ali passavam.
-Construção de um banheiro (?) subterrâneo, que hoje está em estado péssimo, virando abrigo para os maloqueiros da região.
- Construção do Xadrez Humano, uma obra que é uma incógnita até hoje, pois, como pode ser uma praça de Xadrez, se na ultima pintura que fizeram apagaram até os tabuleiros das mesas ao redor?
- e o pior: apagaram (ou não repuseram) as lâmpadas que ficavam nos superpostes da praça, iluminando o Cristo, e a praça toda. O engraçado é que antes da ‘revitalização’ a praça era pelo menos parcialmente iluminada, mas depois, nem sequer 1 luz da praça funciona. As fotos falam mais que mil palavras:

aí está o Xadrez Humano á noite!


Mas o pior de tudo isso é passar pela praça á noite, sem iluminação alguma, e cercado por maloqueiros. Basta pedir para qualquer cidadão que passe pela praça á noite para ouvir histórias de xingamentos, ameaças e até mesmo histórias de pessoas que tiveram que correr para escapar da verdadeira Praça dos Maloqueiros.

Onde ficam nossos representantes que não enxergam essa vergonha que acontece a apenas 200 metros da Prefeitura? Será que eles passam caminhando à noite com suas famílias pela Praça? Será que deixam seus filhos por lá passarem?
E agora, será que alguém vai tomar vergonha na cara de ao menos religar as lâmpadas que existiam lá antes da ‘revitalição’?? Ou a taixa que pagamos de Iluminação Pública é apenas para explorar mais e mais o contribuinte???
Além de tudo isso o olho d'agua que cerca o monumento do Cristo, esta abandonado e quando chove empoça água, podendo servir de abrigo para mosquitos, inclusive o da dengue!


aqui a praça do Cristo em frente ao Xadrez Humano após a 'revitalização'



reparem que o Xadrez Humano simplesmente não tem nem tabuleros desenhados para possíveis jogadores!



e para finalizar, uma foto do morro do Cristo á noite, nota-se quando aumenta-se o tamanho da foto uma pequena luz em cima do morro, meramente sugestiva ao título da matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário